A radiografia periapical é um exame odontológico radiográfico que utiliza um receptor de imagem intraoral como meio para obtenção da imagem radiográfica. O receptor de imagem pode ser um filme radiográfico convencional, que necessita do processamento químico para formação da imagem, ou então um receptor de imagem digital que utiliza meios tecnológicos para que a imagem seja formada diretamente em um computador. Você não sabe, mas deveria saber, que os receptores de imagem digital possuem menor exigência de dose de radiação para que o exame seja realizado, proporcionando assim benefício ao paciente com redução da dose de radiação. Todos os procedimentos radiológicos realizados em nossa clínica CERO IMAGEM DIGITAL utilizam receptores de imagem digital. Essa não é uma novidade para nós. Estamos utilizando esses dispositivos digitais para formar imagem de qualidade há cerca de 15 anos e por isso somos reconhecidos como pioneiros no mercado.
As indicações da radiografia periapical têm como objetivo avaliar o dente, ou grupo de dentes, em sua total integralidade, obtendo imagem com detalhe da região da coroa dentária, raiz, tecido ósseo de suporte e região periapical. Sendo assim, esta radiografia possui muita importância para a odontologia, uma vez que consegue fornecer informações precisas sobre a situação do dente e estruturas adjacentes. O exame radiográfico periapical pode ser realizado de forma avulsa, de regiões determinadas especificamente pelo dentista, ou então de forma generalizada na boca, sendo comum a realização de 14 (quatorze) radiografias que englobam todos os grupos dentários.
Este exame, por se tratar de uma técnica radiográfica intraoral, pode levar desconforto ao paciente, que precisará colaborar e se comportar durante todas as radiografias. Realizar a radiografia periapical em bebês e crianças pode ser uma tarefa difícil e levar bastante tempo. No entanto, com a técnica adequada e persistência, o exame pode ser realizado. Em alguns casos, segundas tentativas podem ser realizadas, levando assim a possibilidade da formação da imagem radiográfica.