A radiografia panorâmica é utilizada como recurso complementar ao diagnóstico na avaliação inicial do paciente, no acompanhamento de tratamentos odontológicos e também em procedimentos pré e pós-operatórios. Este tipo de exame radiográfico não oferece desconforto ao paciente, pois trata-se de um exame radiográfico extraoral, onde o paciente simplesmente será orientado como se posicionar para que seja feita, assim, a aquisição da imagem panorâmica. É recomendado que objetos metálicos localizados na região de cabeça e pescoço sejam removidos, tais como brincos, piercings, presilhas de cabelo, próteses removíveis, colares, cordões e óculos.
A aquisição do exame panorâmico é rápida e muito abrangente. Esta técnica radiográfica permite avaliar a arcada superior (maxila), inferior (mandíbula), articulação temporomandibular, seios maxilares, cavidade nasal e região de tecido mole da naso e orofaringe. Por meio deste exame, é possível avaliar a dentição decídua (dente de leite), a dentição permanente, o tecido ósseo de suporte, alterações relacionadas aos dentes, tecido gengival e processos patológicos.
A avaliação dos terceiros molares (sisos) também é recomendada de ser realizada por meio da radiografia panorâmica. Estes dentes, localizados na região posterior da cavidade oral, podem, por vezes, trazer desconforto durante seu processo de irrupção. Este exame possibilitará a avaliação do posicionamento dentário, da estrutura óssea circundante e de estruturas anatômicas relevantes adjacentes, que podem levar a complicações durante o procedimento cirúrgico.