A radiografia interproximal é um exame radiográfico intraoral utilizado na pesquisa de lesões de cárie, avaliação da condição das cristas ósseas alveolares e verificação da adaptação de restaurações e coroas protéticas. Este exame é realizado tecnicamente com menos angulação vertical que a radiografia periapical e, por isso, mostra melhores definições dos contornos da coroa dentária, restaurações, coroas protéticas e estrutura óssea de suporte.
O exame interproximal pode ser realizado como complementação ao exame de radiografia periapical de boca toda e, com isso, possibilita a obtenção de informações completas acerca dos dentes do paciente, o que pode direcionar precisamente o diagnóstico e plano de tratamento. Além disso, a radiografia interproximal pode complementar a radiografia panorâmica, exame de grande abrangência mas que não oferece detalhe suficiente para avaliar lesões de cáries em regiões próximas de dentes posteriores, como pré-molares e molares.
A maior novidade no quesito radiografia interproximal é a possibilidade desse exame ser realizado de forma extraoral, não sendo necessário inserir o receptor de imagem na cavidade oral do paciente. Isso traz maior comodidade, conforto e rapidez para a obtenção da imagem radiográfica interproximal. A radiografia interproximal extraoral tem acurácia similar ao exame intraoral interproximal, e pode ser realizada em equipamentos de radiografia panorâmica modernos. Esta nova modalidade de imagem pode agregar bastante ao diagnóstico em especialidades como odontopediatria, por simplesmente ter menor nível de colaboração em pacientes crianças.